Riqueza x Dinheiro

Photo by Rick Tap on Unsplash

Alguns dias atrás, estava conversando com meu amigo e colega de trabalho Rafael Camargo sobre trabalho e vida, em um costelão aqui em Curitiba. Durante a conversa caímos dentro do assunto riqueza e dinheiro, e sobre a interdependência que criamos entre essas duas coisas.

Naquele momento não dei a devida atenção para o assunto, até por conta do ambiente — é difícil pensar sobre vida e filosofia com duas peças bem servidas de costela e uma porção de maionese na sua frente.

Mas ao longo dos últimos dias pude refletir melhor sobre esse tema — e a época também é bem propícia. Final/começo de ano, quando a gente reúne a família e os amigos mais chegados para as confraternizações.

Nas palavras do Rafa:

Na maioria das vezes, pensamos: "Se eu ganhasse na mega, faria tal coisa…"

É bem comum ouvirmos isso; é bem comum dizermos isso. Pois associamos a ideia de riqueza com dinheiro — e, não é errado pensar dessa forma. O errado é pensar somente dessa forma.

O que é riqueza para você?

O significado da palavra riqueza nos diz que ela é uma condição ou característica do que é rico.

Já o significado da palavra rico, como um adjetivo, nos passa o conceito de posse de coisas de valor, abundância.

De fato, dinheiro é uma coisa de valor. Nos dias de hoje é quase impossível viver de maneira digna sem dinheiro. Desde o nosso nascimento somos acostumados a pensar dessa forma.

Mas, podemos ser ricos apenas com dinheiro? A cada dia que passa eu acredito menos nisso.

Além do dinheiro, qualidade de vida, saúde, tempo livre, conhecimento (entre outras coisas) também constituem riqueza, pois são de grande valor. E durante a nossa rotina, na correria do trabalho e dos estudos, não damos o correto valor para elas.

Hoje é muito comum ser impactado por aquelas frases inspiradoras, com a foto de um leão ou de um carro importado no fundo; falando para você trabalhar enquanto os outros dormem. De fato, trabalhar é importante; mas qual a motivação para fazer isso? Será apenas o salário no final do mês? Ou então querer trocar de carro?

Sua motivação pode ser uma dessas coisas, pois isso é normal. Trabalhamos para pagar as contas, colocar comida na mesa… Mas, sua motivação jamais deve ser apenas uma delas.

Você vive para trabalhar ou trabalha para viver?

Nunca leve o dinheiro como o seu guia, seu norte; pois ele irá te decepcionar. E eu não preciso ter uma história triste para falar sobre isso dessa maneira; basta você olhar ao seu redor, tenho certeza que você ira enxergar isso.

Dinheiro nunca irá trazer amizades verdadeiras, amores sinceros nem paz de espírito — pelo contrário, ele só irá instigar a sua ganância e fazer com que você sempre queira mais, custe o que custar.

Construímos software para pessoas, então elas são o objetivo; através da tecnologia chegamos nesse objetivo, portanto ela é o meio. Trate o dinheiro de maneira parecida — ele deve ser um dos meios, e jamais o objetivo em si.

Onde estiverem as suas riquezas, lá também estará o seu coração.

Você já enterrou seus pés na areia de uma praia pela manhã, ou ficou observando os pássaros durante uma tarde? Já percebeu que existem várias coisas simples, porém que não possuem preço?

Já percebeu que o seu próprio corpo, constituído de inúmeras conexões entre órgãos, sistemas e tecidos é, por si só, uma riqueza?

Quando estava aprendendo espanhol, fiquei surpreso com o uso da palavra rico, que pode ser utilizada como um adjetivo para indicar uma coisa pura, cheia de valor, abundante; não exatamente uma pessoa, mas um sentimento.

Não se compare com outras pessoas, pois isso é injusto com elas e com você mesmo. Cada pessoa possui o seu próprio tempo.

Se você ainda está nos primeiros passos profissionais da sua vida, não se preocupe — somente o tempo poderá te trazer experiência. E esse tempo não são noites sem dormir, mas são anos estudando, fazendo as coisas certas e também cuidando do corpo e da mente. Junto com essa experiência virão as recompensas pelas suas conquistas.

Espero que esse singelo texto te ajude a abrir os olhos, em tempo, para as verdadeiras riquezas que a vida pode (e vai) te oferecer.

--

--

--

Human, front-end developer, amateur musician, writer and speaker; problem solver. https://jlozovei.dev

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Julio Lozovei

Julio Lozovei

Human, front-end developer, amateur musician, writer and speaker; problem solver. https://jlozovei.dev

More from Medium

Passing my eWPT certification

Get Familiar with MERN…….

CS373 Spring 2022: Christopher Carrasco — Week 9